top of page

Projeto Prisioneiro das Drogas

Escolhido pelo Programa Prioridade Rio da FAPERJ, o Projeto Prisioneiros das Drogas fala sobre os impactos da dependência química na juventude brasileira

 

 

O Projeto nasceu de uma parceria entre as Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e a Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) com a preocupação de buscar caminhos possíveis para se enfrentar as questões relacionadas à dependência química, bem como as suas implicações no cenário de criminalidade vivenciado no cotidiano da sociedade brasileira, sobretudo entre os jovens.

 

Inserido na área de Assistência Social e Direitos Humanos, o Projeto Prisioneiros das Drogas foi um dos escolhidos para o Programa Prioridade Rio, que apoia estudos de temas prioritários ao governo do estado do Rio de Janeiro.

 

Com proporções cada vez maiores, o consumo de drogas atinge a população juvenil brasileira de forma avassaladora e, diante deste contexto, o Projeto Prisioneiros das Drogas tem como objetivo principal fomentar uma maior reflexão acerca da correlação entre as drogas e a violência, trazendo em seu caminho metodológico o auxílio à reintegração social de jovens dependentes químicos com suas famílias, buscando uma maior conscientização entre todos os atores envolvidos nesses temas. A ideia é construir um Centro de Assistência aos Dependentes Químicos nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

 

Sob responsabilidade dos professores da FACHA, Oswaldo Munteal Filho e Maria Paulina Gomes, os resultados do projeto perpassam desde a realização de uma pesquisa com jovens dependentes químicos e encarcerados do Estado do Rio de Janeiro até a produção de uma cartilha educativa e um documentário, bem como a criação de um site e do Centro de Assistência aos Dependentes Químicos, mencionado anteriormente.

 

Nos dias 18 e 19 de agosto, a FACHA, com o apoio especial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realiza um seminário que irá contribuir para ampliar a discussão sobre o complexo tema.

 

A importância do Projeto Prisioneiros das Drogas já está contida em seu próprio nome, trazendo uma carga de comprometimento e envolvimento de todos nós da sociedade, da academia, do Estado, da imprensa etc. que, de alguma maneira ou em algum grau, nos tornamos, direta ou indiretamente, "Prisioneiros das Drogas".

 

EQUIPE PRISIONEIROS DAS DROGAS

 

OSWALDO MUNTEAL, Coordenador-Geral Acadêmico do Projeto Prisioneiros das Drogas e proponente FAPERJ, é pós-doutor em Administração Pública pela FGV/EBAPE, doutor em História Social pela UFRJ, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e possui especialização em Psicologia Analítica pelo IBMR. Compõe o corpo docente da UERJ, PUC-Rio e FACHA nas áreas de história moderna, contemporânea, teoria política e economia política. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre a Identidade Brasileira e a História Contemporânea (NIBRAHC/UERJ). Tem diversos artigos e livros publicados sobre a história política e administrativa do Estado Brasileiro e a história da formulação das Políticas Públicas no Brasil. Os mais recentes são: 200 Anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Os advogados e a ditadura de 1964 - A defesa dos Perseguidos Políticos no Brasil e As reformas de Base na Era Jango.

 

MARIA PAULINA, Proponente do Projeto Prisioneiros das Drogas, é doutora em filosofia pela Universidade Gama Filho, mestre em educação pela UERJ e graduada em pedagogia pela UFF. É professora titular do curso de Direito da FACHA e da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito.

 

ANA BEATRIZ LEAL, Coordenadora Executiva do Projeto Prisioneiros das Drogas, mestre em administração pública pela EBAPE/FGV e especialista em políticas públicas pela UFRJ. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Tem expertise em gestão de segurança pública, especialmente em planejamento, elaboração de projetos, monitoramento e avaliação de programas de Governo, tendo realizado diversos cursos no exterior. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre a Identidade Brasileira e a História Contemporânea (NIBRAHC/UERJ) e uma das autoras do livro dos 200 Anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

CARLOS HENRIQUE AGUIAR SERRA, Coordenador da Pesquisa Prisioneiros das Drogas, é doutor em História pela UFF e mestre em Ciências Políticas e Sociais pela PUC-Rio. Atualmente, é o coordenador da pós-graduação do Departamento de Ciência Política da UFF. Tem experiência nas áreas de Teoria Política, Sociologia e História com enfoque em temas como violência, exclusão social, punição, controle social, pensamento social e político no Brasil e História Jurídica no Brasil, realizando interface com a área de psicopatologia. É membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFF e membro fundador do Núcleo de Estudos Sócio-Políticos e Educacionais (NESPE).

 

MARCELO DEALTRY TURRA, Coordenador do Centro de Assistências Jurídicas do Projeto Prisioneiros das Drogas, é advogado no Rio de Janeiro, mestre em Direito Público e Coordenador do Escritório de Prática Jurídica da FACHA. Foi advogado orientador da área Cível no Escritório Modelo de Advocacia Gratuita – EMAG – da Universidade Candido Mendes Ipanema, patrocinando demandas judiciais para os economicamente carentes e orientando os acadêmicos de Direito na área cível. Foi delegado da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária - CDHAJ - da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro - OAB/RJ. Integrou a equipe do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em Brasília, na qualidade de assessor jurídico, trabalhando junto com as Organizações da Sociedade Civil - OSC.

 

TAHIRÁ ENDO, Coordenador do Seminário Prisioneiros das Drogas, é graduado em Ciências Sociais pela UERJ, assistente de pesquisa do Programa de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS - EBAPE/FGV) e assistente do Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC/UERJ).

 

GIL ZDANOWSKY, Coordenador do site do Projeto Prisioneiros das Drogas, é produtor e coordenador da Agência de Comunicação Hélio Alonso (Acha), sendo responsável pelas áreas de criação, redação, editoração, produção, atendimento (a veículos, clientes e fornecedores) e mídia em campanhas institucionais e publicitárias, comerciais para TV, documentários, desenvolvimento e execução de projetos, assessoria técnica e comercial na área de multimeios, editoração e RTVC.

 

DESEMBARGADOR LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE CARVALHO, Coordenador do curso de direito da Facha, é bacharel em direito pela UFRJ. Foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMERJ), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da EMERJ, expositor de Direito Processual Civil e professor-responsável de Técnica de Sentença da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). É Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), presidente da 3a Câmara Cível e membro efetivo do Órgão Especial do TJRJ em vaga preenchida por eleição.

 

GABRIEL GUTIERREZ, Integrante da equipe de pesquisa do Projeto Prisioneiros das Drogas, é cientista político, mestre e doutorando em Ciência Política pelo Iuperj. É pesquisador do Doxa/Iesp/Uerj. Possui artigos e capítulos de livros sobre temas como mídia, política e eleições. Atualmente, é professor e pesquisador da FACHA.

 

MÁRCIA VASCONCELLOS, Integrante da equipe de pesquisa do Projeto Prisioneiros das Drogas, é doutora em História Econômica pela USP e mestre em História pela UFRJ. Atualmente, é professora do ensino superior e também ministra aulas na pós-graduação em História do Brasil.

 

RONILDA, Integrante da equipe de pesquisa do Projeto Prisioneiros das Drogas, é Psicóloga Clínica com especialização em psicologia Junguiana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, arteterapeuta em formação e graduada pela Universidade Estácio de Sá com atuação no Programa de Extensão ao Álcool do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE – UERJ.

Para acessar o site oficial do Projeto Prisioneiro das drogas clique no botão abaixo!

bottom of page